sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Slow Food, em prol da Biodiversidade.
O “Slow Food” (cozinha lenta) é um movimento sem fins lucrativos criado por Carlo Petrini, em 1989, com a finalidade de contrapor os valores e padronizações impostas pelo “Fast Food”. O movimento ainda expande seus valores ao defender e manter vivas as tradições e culturas culinárias regionais, incentivar o consumo de acordo com a procedência e integro sabor dos alimentos, provando, assim, que uma escolha e modo culinário podem afetar de forma positiva o mundo que vivemos.
Conceitos de ecogastronomia se fazem presentes ao movimento, de forma que, se conjuga o prazer e a alimentação como um atestado de consciência e responsabilidade social. O movimento prova que o prazer ao degustar e saborear uma comida ou bebida deve ser harmonizado com esforços para salvar inúmeros grãos, vegetais, frutos, raças de animais e produtos alimentícios que atualmente correm o sério risco de desaparecimento devido ao predomínio das refeições rápidas e ao agronegócio industrial exacerbado e megalomaníaco, na qual o capital é o único argumento visado.
Segundo o “Slow Food”, antes de ingerirmos um alimento devemos conhecer sua origem, quem o produz e como é feito, pois essa consciência expande nossos horizontes e conseguimos reverter o modo de pensar - o ato de se alimentar ser apenas ingerir um “bolo” nutritivo. E sim, devemos perceber a importância da boa alimentação para o ecossistema e para o desenvolvimento sustentável e social nos meios industriais de alimentação.
Atualmente, o “Slow Food” conta com mais de 100 mil membros espalhados por todo mundo e cerca de 50 mil produtores e co-produtores. Todos unidos em prol de manter vivas as tradições alimentares de cada região, os sabores gastronômicos culturais intensos e perceber importância e consciência social no simples ato de se nutrir.
Quem tiver interesses em participar do movimento “Slow Food”, visite a homepage brasileira (www.slowfoodbrasil.com.br). Na página virtual contém todas as informações cadastrais e demais curiosidades sobre esse lindo movimento.
Vamos à receita!
Nessa levada de proteção de uma identidade gastronômica regional, hoje vou repassar uma receita mais que potiguar, no qual os sabores e aromas do litoral abrem as portas dessa sexta-feira.
Papelote de filé de Sirigado com pesto de coentro e manga guarnecido com banana-da-terra ao forno.
Ingredientes Papelote Peixe:
700g Filé de Sirigado;
10 ml de azeite de oliva;
10 ml de vinho branco;
2 Mangas tommy;
1 Limão;
Sal e pimenta a gosto;
Papel manteiga.
Ingredientes Pesto de Coentro:
1 maço pequeno de coentro fresco;
50 ml azeite de oliva extra-virgem;
50 gr de castanha de caju;
1 Dente de alho;
10 ml de limão;
Sal a gosto.
Ingredientes da Banana-da-terra:
2 und banana-da-terra;
10 ml manteiga de garrafa;
Modo de Preparo Papelote Peixe:
Pré-aqueça o forno a 210ºC. Tempere o peixe com limão, sal e pimenta. Forme papelotes com o papel manteiga e acomode o peixe. Adicione a manga, o azeite e o vinho branco. Feche e leve ao forno por 20mim. Reserve.
Modo de Preparo Pesto de Coentro:
Bata levemente todos os ingredientes no liquidificador. Não triturar muito. Reserve.
Modo de Preparo Banana-da-terra:
Faça uma fenda vertical na banana e pincele com a manteiga. Leve ao forno por 20mim. Reserve.
Como Montar:
Acomode o papelote de Sirigado em um prato. Abra o papelote, adicione o pesto de coentro sobre o peixe e sirva com a banana ao forno.
Bom apetite e excelente semana a todos. Até!
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Rolha X Screwcap? Uma questão sustentável.
Durante décadas, as rolhas feitas de cortiça foi o método mais eficaz para impedir a entrada de oxigênio em um vinho, evitando assim sua degradação (processo de oxidação, na qual o álcool se transforma em vinagre). Porém, essa alternativa natural e de alto custo sempre rendeu graves transtornos ao bolso e a boca.
A rolha de cortiça é uma estrutura celular composta alvéolos de ar, ou seja, produto susceptível a fungos e outros tipos de contaminação. O fungo mais comum que danifica a rolha e o vinho é o TCA (TriCloroAnisol), doença da rolha que faz com que o vinho se torne “bouchonée”, apresentando fortes odores impossibilitando o consumo do líquido.
Em 2001, os produtores de vinhos da Nova Zelândia iniciaram um movimento sustentável e ecologicamente correto para a substituição da tradicional rolha de cortiça. Foram feitos inúmeros testes até o resultado final da rosca de metal, que posteriormente foi aprimorado na Austrália.
O uso da rosca de metal foi banalizado desde seu surgimento por questões mal aplicadas e mal discutidas sobre sua real eficácia e por falsos conceitos tradicionais de cultivo de vinho dentre as bodegas do velho mundo. Até que a França, um dos maiores produtores, exportadores e consumidores de vinhos do mundo, resolveu aderir à praticidade da Screwcap em seus vinhos brancos e tintos jovens. Logo, o universo do vinho começou a perceber a importância desse movimento e acordou para a sustentabilidade e cultivos orgânicos.
As Bodegas francesas Pessac-Leognan e Paul Pontallier quebraram padrões e tradições ao utilizar a tampa de rosca. Essa atitude revolucionou o mercado mundial de vinho, provando que a screwcap não altera a qualidade do vinho e sim mantêm de forma sustentável as características originais da uva sem alterar ou variar sabor do conteúdo original – o vinho.
Alguns dos benefícios da screwcap:
1.Elimina o risco de contaminação de TCA das rolhas;
2.Elimina a ameaça de uma oxidação;
3.Evita a alteração de sabores;
4.Permite o correto envelhecimento dos vinhos;
5.Permite uma vedação há longo prazo;
6.Facilita a estocagem vertical;
7.São resistentes a odores da adega;
8.As garrafas antigas não precisam se novamente capsulada;
9.Os vinhos podem ser armazenados por longos períodos;
10.São fáceis de abrir;
11.Não há necessidade de instrumento como saca-rolha;
12.Têm ótimo custo;
13.São sustentáveis, recicláveis e ecologicamente corretos.
Então vamos ao vinho:
A escolha da semana é um sul-africano orgânico, o AVONDALE RESERVA CHARDONNAY. Um vinho em pleno frescor, aromas tropicais (maracujá e abacaxi) e delicadas notas de caramelo e manteiga. Vinho aveludado na boca, com muita persistência e retrogosto floral. Excelente opção para nosso clima envolvente e caloroso.
E para fazer uma harmonização perfeita enogastronômica com esse “vinhão”, nada melhor do que um prato leve, saudável, perfumado e vegetariano, os MONTADITOS MEDITERRÂNEOS.
Vamos a Receita:
Ingredientes (4 pessoas)
2 Tomates maduros em rodelas
1 Berinjela em rodelas
1 Abobrinha em rodelas
Mussarela de búfala a gosto
Manjericão
Azeite a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Como Fazer
Grelhe, separadamente, a berinjela, abobrinhas e os tomates.
Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Montar
Em um aro, coloque as rodelas de berinjelas, abobrinhas e tomates, intercalando com o azeite e as folhinhas de manjericão. Cubra com mussarela e leve ao forno para gratinar por 10mim.
Desenforme e sirva.
Ótima degustação e até a próxima!
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Ice Cream Day
Vou confessar...
Quando for vista "acima do peso" a culpa é toda dele!
Amo Sorvete e se for de pistache eu amo mais ainda (S2).
Ele é meu doce predileto e de milhões de brasileiros que adoram se refrescar (com calorias).
Vou me acabar no Ice Cream hoje e torcer que os quilos a mais não venham.
Feliz Dia Nacional do Sorvete para todos!
Grenache Day
23 de setembro é o dia da segunda casta vinífera mais cultivada no mundo, a Grenache. É uma casta de origem espanhola, mas que tomou proporções mundiais, sendo a França seu principal produtor atualmente na região do “Rhône”.
A finalidade da grenache é para assemblage (vinhos de corte), pois ele tem a função de suavizar os vinhos ácidos e ásperos, já que tem pouca quantidade tânica e complexidade aromática
De fácil cultivo e muita resistência a climas quentes, essa casta pode produzir desde vinhos roses a vinhos de sobremesa.
Mas de onde veio à ideia de celebrar um dia para essa majestosa uva?
A ideia surgiu no Simpósio Internacional de Grenache do ano passado, no Vale do Rhône, quando Nicole Rodet, dona da propriedade Chene Bleu em Provença e fundadora do Simpósio, disse que o principal propósito por trás do evento não é apenas para encorajar as pessoas a descobrir a Grenache, mas também proteger as videiras antigas da uva de serem arrancadas para produzir mais variedades comerciais.
No ano passado, o primeiro Simpósio atraiu 250 produtores - incluindo Randall Grahm da Bonny Doon, Vincent Avril da Clos des Papes e Chester Osborn da propriedade sul-africana Eben Sadie.
E vamos comemorar esse dia com um belo brinde a importante casta Grenache!
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
O luxo em forma de Champagne!
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Miolo Wine Group promove degustação de seus vinhos em Natal
O evento será realizado no próximo dia 20 de setembro no Hotel Pestana (Via Costeira, 5525 - Parque das Dunas), onde 123 rótulos da Miolo Wine Group serão apresentados e avaliados por empresas e consumidores.
Uma ótima iniciativa da Miolo, com o intuito expandir a marca e desmitificar o velho mito de que, “os vinhos nacionais não prestam”.
E vamos à boa notícia. A Casa dos Vinhos, empresa especializada em bebidas finas, onde sou consultora, está sorteando um par de entradas para esse lindo evento!
Requisitos para participar:
1° Adicionar os seguintes blogs abaixo
http://elpeperoncino.blogspot.com/
http://acasadosvinhos.blogspot.com/
2° Postar em comentários: “Eu quero participar da degustação da Miolo Wine Group” e citar nome e email para contato.
*Válido apenas para grande Natal-RN.
**O sorteio acontece no proximo dia 19/09/2011.
PARTICIPEM!
Bom dia. Voltei!
Depois de um longo recesso, volto as minhas atividades de “blogueira”. #Fato!
Vida corrida e alguns problemas de saúde me forçaram esse distanciamento brusco e longo dessa minha eterna paixão de escrever sobre tudo que amo e não vivo sem.
Mas vamos às boas notícias...
Estou cheia de novidades e surpresazinhas para vocês. Muitas matérias interessantes, comidinhas saborosas, festivais gastronômicos e muitas (muitas) taças de vinhos.
Até babys!
Vida corrida e alguns problemas de saúde me forçaram esse distanciamento brusco e longo dessa minha eterna paixão de escrever sobre tudo que amo e não vivo sem.
Mas vamos às boas notícias...
Estou cheia de novidades e surpresazinhas para vocês. Muitas matérias interessantes, comidinhas saborosas, festivais gastronômicos e muitas (muitas) taças de vinhos.
Até babys!
quarta-feira, 27 de julho de 2011
O branco Chateau d'Yquem de 200 anos foi vendido!
Nessa terça-feira, dia 26 de julho de 2011, o record mundial (Guinness Book) do vinho branco mais caro vendido na história foi quebrado.
O Bordeaux Chateau d'Yquem francês, mas conhecido como a “luz engarrafada”, com 200 anos de idade foi vendido por 75 mil libras, cerca de 190 mil reais.
O comprador foi o empresário francês Christian Vanneque, que pretende exibir a garrafa por trás de um vídeo a prova de balas em seu restaurante Sip Sunset Grill em Bali, na Indonésia.
Loucura, loucura, loucura!
sexta-feira, 15 de julho de 2011
O Bicicleta
A Cono Sur foi fundada em 1993 no Vale Central, Chile, e é uma filial da gigante Concha Y Toro. A vinícola vem se destacando por investir na produção de vinhos e vinhedos orgânicos, resultado de um projeto iniciado em 1999 e aposta na sustentabilidade e causa ambiental como ponto forte da bodega.
No caso do vinho Cono Sur, popularmente conhecido como "bicicleta", o fechamento se dá com tampa de rosca (screw cap), e há um cálculo associado às emissões de carbono da vinícola, que as "contra balanceia" com ações reflorestamento no Chile.
Mas vamos ao vinho:
Cono Sur “Bicicleta” Pinot Noir
100% Pinot Noir, o Bicicleta apresenta coloração vermelha púrpura brilhante com nuances terrosa. As lágrimas são abundantes e longas e têm alto teor de álcool, 13,5 %.
Um vinho muito atraente no olfato pela presença marcante de frutas vermelhas como cereja, framboesa, ameixa, morango e notas de tostado. Também se percebe um fundo herbáceo, que não degrada a elegância do vinho. Na sua evolução aromática o “Cono Sur” exala notas florais, em especial, violeta.
Na boca é frutado e com taninos macios.
35% do vinho estagia em barrica de carvalho e 65% do vinho estagia em barril de inox por 6 meses e mais 1 ano na garrafa, antes de chegar ao mercado.
Ótima companhia para uma pasta al pesto, como eu mesma fiz!
E ótima degustação!
Fonte: http://www.conosur.com/
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Cutty Sark Blended Scotch Whisky
Esse Escocês foi lançado em 1923. Cutty Sark Blended Scotch Whisky foi o primeiro whisky de cor naturalmente clara, inspirando a sua identidade e imagem no famoso e veloz clipper (veleiro) inglês, Cutty Sark.
Cutty Sark Blended é um genuíno whisky escocês de lote de qualidade premium, que nasce após seis meses de casamento entre uma seleção dos melhores whiskies de malte, com particular predominância da região de speyside, e whiskies de grão de elevada qualidade.
O resultado é uma combinação inconfundível de sabores e a consistência tão reconhecida ao Whisky Cutty Sark escocês.
Ele está disponível, em Natal, na A Casa Dos VInhos (http://acasadosvinhos.blogspot.com/).
sábado, 4 de junho de 2011
Novidade da Vinícola Pizzato
A Pizzato Vinhas e Vinhos acaba de lançar no mercado o PIZZATO Alicante Bouschet Reserva 2005, elaborados no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, RS.
PIZZATO Alicante Bouschet Reserva 2005
A casta Alicante Bouschet nascida na França é muito utilizada nos vinhos portugueses. A elaboração do Pizzato Alicante Bouschet safra 2005 segue a risca o potencial da casta, apresentando cor profunda, corpo e potência.
O vinho foi envelhecido seis meses em barris de carvalho americano. Apresenta aromas de frutas escuras maduras, como passas, ameixas, tâmaras, geléia de uva, couro, eucalipto e azeitonas negras.
Harmoniza com Pratos como cordeiro, feijoada tradicional e mocotó, da culinária regional brasileira, são algumas das sugestões para acompanhamento. São 6.500 garrafas, todas numeradas e engarrafadas em lote único.
Graduação alcoólica: 13%%.
Bom final de semana para todos!
PIZZATO Alicante Bouschet Reserva 2005
A casta Alicante Bouschet nascida na França é muito utilizada nos vinhos portugueses. A elaboração do Pizzato Alicante Bouschet safra 2005 segue a risca o potencial da casta, apresentando cor profunda, corpo e potência.
O vinho foi envelhecido seis meses em barris de carvalho americano. Apresenta aromas de frutas escuras maduras, como passas, ameixas, tâmaras, geléia de uva, couro, eucalipto e azeitonas negras.
Harmoniza com Pratos como cordeiro, feijoada tradicional e mocotó, da culinária regional brasileira, são algumas das sugestões para acompanhamento. São 6.500 garrafas, todas numeradas e engarrafadas em lote único.
Graduação alcoólica: 13%%.
Bom final de semana para todos!
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Poema da semana
Não só vinho
Não só vinho, mas nele o olvido, deito
Na taça: serei ledo, porque a dita
...É ignara. Quem, lembrando
Ou prevendo, sorrira?
Dos brutos, não a vida, senão a alma,
Consigamos, pensando; recolhidos
No impalpável destino
Que não ‘spera nem lembra.
Com mão mortal elevo à mortal boca
Em frágil taça o passageiro vinho,
Baços os olhos feitos
Para deixar de ver.
-Fernando Pessoa-
sábado, 28 de maio de 2011
DeVinum e Casta Real promovem degustação de vinhos
Guilherme Luz e Marcos Pestana.
Marcos Pestana e Irina Cordeiro.
Nesta quinta feira a importadora DeVinum, representada por Marcos Pestana, realizou uma degustação de vinhos no restaurante Oh! Fartura. O evento foi promovido pela Casta Real Representações.
Foram degustados 6 rótulos, entre eles, 2 branco e 4 tintos que melhor descreverei abaixo.
Torres Viña Sol (Espanha)
100% Parellada
Teor alcoólico: 11,85%
Coloração amarelo com toques esverdeados. Elegante, fresco, de aromas frutos tropicais e nuances de especiarias. Nas notas secundárias há presença de erva doce e resina em abundancia.
*Este vinho me impressionou muito por sua persistência e complexidade aromática.
Medalha de Bronze Decanter Wine Awards ‘10 (09)
Santa Digna Reserva Chardonnay (Chile)
100% Chardonnay
Teor Alcoólico: 13,5%
De cor amarelo palha brilhante. Aroma predominantes de manga e damasco. No paladar é sedoso e excelente acidez, com retrogosto frutado.
Santa Digna Reserva Carmenère (Chile)
85% Carmenère, 15% Cabernet Sauvignon
Teor alcoólico: 14.2%
Cor cereja e aromas de frutas negras e cassis, notas de eucalipto com insinuação de tangerina. Vinho persistente e ótimo desenvolvimento. Carvalho francês durante 6 meses.
Medalha de Prata JAPAN WINE CHALLENGE (09)
Lagarde Malbec DOC (Argentina)
100% Malbec
Teor Alcoólico: 13,8%
Cor intensa com reflexos rubis. Sobressaem os aromas de baunilha, chocolate e frutas silvestres.Complexo c cm longa persistência. 50% do vinho 12 meses em barrica de carvalho (80% francês e 20% americano).
WE 90 (07) (Best Buy) / WS 89 (07)
Ibéricos Crianza (Espanha)
100% Tempranillo
Teor alcoólico: 14%
De cor rubi intenso. No nariz expressa notas de frutas negras maduras e baunilha, proveniente do estágio em madeira. Na boca é sedoso e elegante, com taninos redondos e uma longa persistência.12 meses em carvalho francês e americano.
Diamond Series Zinfandel Coppola (E.U.A)
87% Zinfandel, 13% Petite Sirah
Teor Alcoólico: 13,85%
Vinho de personalidade. Uma pequena adição da uva Petite Sirah lhe garante uma cor vermelho profundo e complexidade de sabores. Na boca, geleia de morango com notas de roseiras e toques de especiarias. No nariz, frutas vermelhas maduras, especiarias doces e baunilha tostada. É um vinho rico e redondo.14 meses carvalho francês.
Parabéns a Importadora Devinum pela qualidade de seus produtos.
Um brinde as coisas boas da vida!
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Consultoria para o Restaurante Bonaparte
Registrando os meus queridos do Restaurante Bonaparte Natal Shopping, onde prestei consultoria de “Introdução a Enologia”. Parabenizo a todos pela dedicação e compromisso.
Sucesso a todos!
Vinho jovem degustado:
Viña Maipo Cabernet Sauvignon
Produtor: Viña Maipo
País: Chile
Região: Vale Central
Uvas: Cabernet Sauvignon
Vinificação: As uvas colhidas parte manualmente e parte mecanicamente durante o mês de Abril são vinificadas pelo método clássico com estágio em tanques de aço inox por 6 meses.
Cor: Vermelho rubi brilhante.
Aroma: Varietal com muita expressão, aromas de cereja, chocolate e especiarias típicos da Cabernet Sauvignon.
Palato: Bom corpo, taninos elegantes, equilibrado e final marcante.
Harmonização: Ótimo com carnes vermelhas, massas com molhos encorpados e queijos de sabor acentuado.
Teor Alcoólico: 13,00 %
sábado, 21 de maio de 2011
Jobim Gastronomia e Música
Sempre frequento o Jobim Gastronomia e Música e nunca registrei nada sobre o lindo local. Pois bem, hoje é o dia!
Vermelho, com ar de bossa nova carioca e repleto de gravuras dos astros da música brasileira, o Jobim se destaca por ser despojado, pelo bom atendimento e gastronomia de excelência.
No contexto do projeto Viva Petrópolis (http://www.vivapetropolis.com.br/viva/) o restaurante, especialmente nos dias 20 e 21 de maio, lança pratos com o custo reduzido (de R$ 35,00 por apenas R$ 15,00) e fui lá conferir.
A estrela da semana é o risoto de cordeiro (da foto acima), que por sinal estava uma delicia. Um real pecado aos olhos e ao paladar de tão magnífico. O risoto tinha uma textura super cremosa e com sabores marcantes de alecrim e cordeiro delicamente marido por um dia no vinho e ervas.
A música também é um excelente acompanhamento no restaurante. A sexta da Bossa com Chico Bethoven (sax e flauta) acompanhado de Jolian Joumes (voz e violão) e Sami Taric (percussão) foi o fundo musical da noite, que por sinal torna o local ainda mais aconchegante e sofisticado.
Aconselho a todos irem conhecer o Jobim e se deleitar de boa música, boa comida e bons vinhos.
Jobim
Rua Seridó (Praça ds Flores), 736 – Petrópolis
(84) 3202-4200
E-Mail: jobimnatal@yahoo.com.br
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Coquetel Pequena Notável
Coquetel que criei inspirada na tropicalidade de Carmen Miranda.
Ingredientes:
70 g Melancia
60 g Gengibre
3 ml Limão Taiti
2 g Hortelã
10 g Açúcar
30 ml Vodka
60 ml Espumante Brut
20 g Gelo
Modo de Preparo:
Macerar o limão, o gengibre, a hortelã e o açúcar a ate homogeneizar um pouco.
Adicione a melancia e continue a macerando.
Adicione o gelo e em seguida a vodka e bata por cerca de 3mim.
Sirva em taça flute cerca de 100ml do liquido batido e finalize com o espumante.
Criatividade na decoração.
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Rossini Refrescante
Ingredientes:
- 3 xícaras (aproximadamente 200g) de morangos
- 1/4 de xícara (30g) de açúcar
- 2 colheres de sopa de água
- 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
- 1 garrafa (750 ml) de espumante brut bem gelado
Preparo:
- Misture a água e o açúcar em uma panela e mexa até dissolver. Deixe levantar fervura e retire do fogo.
- Junte à calda de açúcar os morangos, o açúcar e o suco de limão e bata no processador (ou liquidificador) até ficar cremoso. Peneire a mistura. Você vai aproveitar apenas o líquido.
- Para cada taça, coloque três colheres de sopa do suco de morango. Complete com o espumante. Decore com morangos.
Ótima dica para dias de calor!
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Vou sentir saudades
É! Essa turma ai vai me deixar um montão de boas lembranças.
Nesse semestre me formo no curso de Gastronomia pela UNP. Um meszinho pra receber o diploma de graduação e ficar com o coração partido por todos os amigos que fiz e não vou poder ter o mesmo contato diário que tive nesses dois anos.
Mas declaro que cada um de vocês tem um lugarzinho na minha vida e historia e que sempre vou lembrar-me de todos com muito carinho!
Sniff.
Degustação Viña Maipo Limited Edition Syrah 2007
Nesta sexta (13.05.2011), a adega “A Casa dos Vinhos” convida seus clientes para participar da degustação de vinho VIÑA MAIPO LIMITED EDITION SYRAH 2007.
Ficha técnica e maiores informações sobre o vinho estão na página virtual da bodega (http://acasadosvinhos.blogspot.com/2011/05/novidades-da-casa-dos-vinhos.html).
Interessados em participar, basta se tornar seguidor do blog e efetuar o cadastro em comentários contendo, nome completo, telefone (s), email e a confirmação da presença.
Imperdível! Confirmem logo sua presença, já que a bodega “A Casa Dos Vinhos” limita o número de participantes.
A Casa dos Vinhos
Endereço: Avenida Romualdo Galvão, n° 2100, loja 7
Lagoa Nova, Natal /RN - Cep: 59.056-100
(84) 3206-6026 / (84) 3086-8384
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Degustação Vertical Pizzato
A Casa Dos Vinhos, adega especializada em bebidas finas no Estado do Rio Grande do Norte, promove degustação vertical na linha Fausto Merlot nos dias 29 e 30 de abril. Os vinhos Fausto Pizzato Merlot, Fausto Pizzato Reserva Merlot e o Pizzato DNA 99 Single Vineyard Merlot serão a estrela desta confraternização.
Interessados em participar é só tornar-se seguidor do blog e preencher as informação em comentários neste post contendo, nome completo, email, e telefone até as 18hs de hoje.
Interessados em participar é só tornar-se seguidor do blog e preencher as informação em comentários neste post contendo, nome completo, email, e telefone até as 18hs de hoje.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
PIZZATO DNA 99 Merlot 2005
Este vinhão acaba de ser nomeado como melhor vinho tinto nacional na Top Ten da Expovinis 2011. Premiação mais do que merecida por todo trabalho árduo e diferenciado que a vinícola Pizzato vem realizando ao longo dos anos em Bento Gonçalves / RS.
COLHEITA: Março de 2005, uvas do vinhedo da Pizzato no Vale dos Vinhedos
ELABORAÇÃO: Fermentação e maceração em tanques de aço inoxidável, com leveduras selecionadas e temperatura controlada.
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,5 % vol.
AMADURECIMENTO: Tanques de aço inoxidável, 9 meses em barris de carvalho francês de primeiro uso e período engarrafado.
GARRAFAS: 6.800 garrafas, todas numeradas, em lote único, com Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (com certificação – selo)
VISUAL: apresenta cor intensa, rubi violácea
AROMA: Lembra caldo de frutas vermelhas flambadas, geléia, especiarias, baunilha e moca, ameixas secas.
BOCA: Encorpado, de boa persistência e equilíbrio, com retrogosto prolongado com traços de especiarias, ameixas e moca.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 17 a 19 oC .
Ao decantar, o vinho revela-se ainda mais rico.
COLHEITA: Março de 2005, uvas do vinhedo da Pizzato no Vale dos Vinhedos
ELABORAÇÃO: Fermentação e maceração em tanques de aço inoxidável, com leveduras selecionadas e temperatura controlada.
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,5 % vol.
AMADURECIMENTO: Tanques de aço inoxidável, 9 meses em barris de carvalho francês de primeiro uso e período engarrafado.
GARRAFAS: 6.800 garrafas, todas numeradas, em lote único, com Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (com certificação – selo)
VISUAL: apresenta cor intensa, rubi violácea
AROMA: Lembra caldo de frutas vermelhas flambadas, geléia, especiarias, baunilha e moca, ameixas secas.
BOCA: Encorpado, de boa persistência e equilíbrio, com retrogosto prolongado com traços de especiarias, ameixas e moca.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 17 a 19 oC .
Ao decantar, o vinho revela-se ainda mais rico.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
sábado, 23 de abril de 2011
Feliz Páscoa... É hora de fartura!
Não sou uma pessoa muito religiosa e a páscoa nunca foi uma data muito comemorada na minha infância, a não ser pelo intuito de comer mais e mais chocolates. Nada de ovos temáticos, o que sempre aguçava as papilas era a quantidade em gramas do cacau.
Os coelhinhos eram lindos nas historinhas de conto de fadas ou bíblicas, porém sempre achei eles mais bonitinhas na minha panela. Sou uma real fã desta nobre carne, de sabor peculiar e textura tenra.
Aí segue uma receitinha que faço em todos as páscoas de meu últimos anos, Coelho Confit.
Bom apetite!
Ingredientes:
800 g de carne do coelho
2 dentes de alho inteiros
1 cebola cortado em quatro
4 tomates cortados em quatro
150 ml de azeite oliva extra virgem
100 ml de vinho branco seco
Alecrim, tomilho e zimbro a gosto
Sal e pimenta calabresa a gosto.
Modo de fazer:
Tempere o coelho com todos os temperos e especiarias, junte a cebola e o vinho branco e leve a geladeira pra marinar por no mínimo 12hs coberto por papel filme.
Passado este tempo, coloque o azeite em fogo brandissimo (maximo 60°).
Escorra toda a parte liquida da marinada.
Adicione o coelho ao azeite e deixe confitando por 6 horas em media.
O resultada é um carne macia e saborosa.
Dica: quando o azeite formar bolhas, desligava o gás para em nenhum momento a gordura ferver.
Os coelhinhos eram lindos nas historinhas de conto de fadas ou bíblicas, porém sempre achei eles mais bonitinhas na minha panela. Sou uma real fã desta nobre carne, de sabor peculiar e textura tenra.
Aí segue uma receitinha que faço em todos as páscoas de meu últimos anos, Coelho Confit.
Bom apetite!
Ingredientes:
800 g de carne do coelho
2 dentes de alho inteiros
1 cebola cortado em quatro
4 tomates cortados em quatro
150 ml de azeite oliva extra virgem
100 ml de vinho branco seco
Alecrim, tomilho e zimbro a gosto
Sal e pimenta calabresa a gosto.
Modo de fazer:
Tempere o coelho com todos os temperos e especiarias, junte a cebola e o vinho branco e leve a geladeira pra marinar por no mínimo 12hs coberto por papel filme.
Passado este tempo, coloque o azeite em fogo brandissimo (maximo 60°).
Escorra toda a parte liquida da marinada.
Adicione o coelho ao azeite e deixe confitando por 6 horas em media.
O resultada é um carne macia e saborosa.
Dica: quando o azeite formar bolhas, desligava o gás para em nenhum momento a gordura ferver.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Dia Internacional do Café
Hoje é o dia da bebida secular de sabor peculiar e apaixonante. O café que mudou a economia, cultura e historia de nosso pais.
Tomem seu cafezinho coado, expresso, quentinho, como sake, pra desperta do sono ou dos desejos, pra festejar, fechar negócios e amar.
Um lindo poema do paulistano Cassiano Ricardo para aguçar seus desejos gustativos por um delicioso cafezinho.
Café-Expresso
1
Café-expresso — está escrito na porta.
Entro com muita pressa. Meio tonto,
por haver acordado tão cedo…
E pronto! parece um brinquedo…
cai o café na xícara pra gente
maquinalmente.
E eu sinto o gosto, o aroma, o sangue quente de São Paulo
nesta pequena noite líquida e cheirosa
que é a minha xícara de café.
A minha xícara de café
é o resumo de todas as coisas que vi na fazenda e me vêm à memória
[apagada…
Na minha memória anda um carro de bois a bater as porteiras da
[estrada…
Na minha memória pousou um pinhé a gritar: crapinhé!
E passam uns homens
que levam às costas
jacás multicores
com grãos de café.
E piscam lá dentro, no fundo do meu coração,
uns olhos negros de cabocla a olhar pra mim
com seu vestido de alecrim e pés no chão.
E uma casinha cor de luar na tarde roxo-rosa…
Um cuitelinho verde sussurrando enfiando o bico na catléia cor de
[sol que floriu no portão…
E o fazendeiro, calculando a safra do espigão…
Mas acima de tudo
aqueles olhos de veludo da cabocla maliciosa a olhar pra mim
como dois grandes pingos de café
que me caíram dentro da alma
e me deixaram pensativo assim…
2
Mas eu não tenho tempo pra pensar nessas coisas!
Estou com pressa. Muita pressa.
A manhã já desceu do trigésimo andar
daquele arranha-céu colorido onde mora.
Ouço a vida gritando lá fora!
Duzentos réis, e saio. A rua é um vozerio.
Sobe-e-desce de gente que vai pras fábricas.
Pralapracá de automóveis. Buzinas. Letreiros.
Compro um jornal. O Estado! O Diário Nacional!
Levanto a gola do sobretudo, por causa do frio.
E lá me vou pro trabalho, pensando…
Ó meu São Paulo!
Ó minha uiara de cabelo vermelho!
Ó cidade dos homens que acordam mais cedo no mundo!
Tomem seu cafezinho coado, expresso, quentinho, como sake, pra desperta do sono ou dos desejos, pra festejar, fechar negócios e amar.
Um lindo poema do paulistano Cassiano Ricardo para aguçar seus desejos gustativos por um delicioso cafezinho.
Café-Expresso
1
Café-expresso — está escrito na porta.
Entro com muita pressa. Meio tonto,
por haver acordado tão cedo…
E pronto! parece um brinquedo…
cai o café na xícara pra gente
maquinalmente.
E eu sinto o gosto, o aroma, o sangue quente de São Paulo
nesta pequena noite líquida e cheirosa
que é a minha xícara de café.
A minha xícara de café
é o resumo de todas as coisas que vi na fazenda e me vêm à memória
[apagada…
Na minha memória anda um carro de bois a bater as porteiras da
[estrada…
Na minha memória pousou um pinhé a gritar: crapinhé!
E passam uns homens
que levam às costas
jacás multicores
com grãos de café.
E piscam lá dentro, no fundo do meu coração,
uns olhos negros de cabocla a olhar pra mim
com seu vestido de alecrim e pés no chão.
E uma casinha cor de luar na tarde roxo-rosa…
Um cuitelinho verde sussurrando enfiando o bico na catléia cor de
[sol que floriu no portão…
E o fazendeiro, calculando a safra do espigão…
Mas acima de tudo
aqueles olhos de veludo da cabocla maliciosa a olhar pra mim
como dois grandes pingos de café
que me caíram dentro da alma
e me deixaram pensativo assim…
2
Mas eu não tenho tempo pra pensar nessas coisas!
Estou com pressa. Muita pressa.
A manhã já desceu do trigésimo andar
daquele arranha-céu colorido onde mora.
Ouço a vida gritando lá fora!
Duzentos réis, e saio. A rua é um vozerio.
Sobe-e-desce de gente que vai pras fábricas.
Pralapracá de automóveis. Buzinas. Letreiros.
Compro um jornal. O Estado! O Diário Nacional!
Levanto a gola do sobretudo, por causa do frio.
E lá me vou pro trabalho, pensando…
Ó meu São Paulo!
Ó minha uiara de cabelo vermelho!
Ó cidade dos homens que acordam mais cedo no mundo!
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Rei dos Vinhos
O Barolo é um vinho produzido no noroeste da Itália, Província de Cuneo, região do Piemonte e sob DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), mas conhecido como o Rei dos Vinhos.
Eu particularmente comungo dessa afirmação, pois é sem duvidas o meu vinho predileto.
A sua melhor harmonização é com pão apenas, para que os aromas e sabores desta dádiva vinifica possam se apresentar sem nenhuma maquiagem, de forma clara e magnificamente inesquecível ao paladar.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Vinho Verde
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes (RDVV) que se estende por todo o noroeste de Portugal, numa área de clima ameno conhecida como “Entre-Douro-e-Minho”, é uma das mais antigas do país e, foi originariamente demarcada em 1908. Ao contrário de outras zonas produtoras, a região dos Vinhos Verdes é fundamentalmente dominada por minifúndios, ocupando uma área de 34.000 hectares, ou seja, cerca de 15% da área de vinhedos de Portugal. Os mais de 30 mil viticultores e 600 engarrafadores respondem por uma produção de 92 milhões de litros/ano, além do que, a região é líder em vinhos brancos em Portugal.
É, Vinho Verde é uma Denominação de Origem e não um tipo de uva como se é bem difundido popularmente. A maioria dos rótulos produzidos na RDVV são produzidos com a casta Alvarinho, uma uva de que traz mais durabilidade ao vinho e possui notas leves e tropicais, é pouco alcoólicos (8,5º -10º) e menos encorpados. Na boca apresenta um frescor peculiar, de cor amarelo claro e de aroma delicado. Tem caráter requintado e é, pela sua originalidade, considerada por muitos espertos do ramo um dos melhores vinhos brancos do mundo.
Os Vinhos Verdes variegais (sem passagem por barrica) são ideais para acompanhar refeições leves e equilibradas, como saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas, sushi e sashimi. Já os Vinhos Verdes estruturados (com passagem por barrica) harmonizam muito bem com a cozinha tradicional portuguesa, como o clássico bacalhau.
Dia Mundial do Malbec
No dia 17 de abril é o Dia Mundial do Malbec, uma celebração global que ocorre por iniciativa da Wines of Argentina nas maiores cidades do mundo. O evento visa promover a indústria do vinho através da malbec, cepa emblemática da Argentina no mundo.
A Casa dos Vinhos vai promover uma degustação da casta malbec em sua loja nos dias 15 e 16 de abril de 2011. Os vinhos Los Haroldos, Punto Final Etiqueta Preta e AR guentota, ambos argentinos e da casta malbec serão a estrela da degustação.
E mais, todos os rótulos existentes na loja com a casta emblemática Argentina estarão em promoção de 15% a 20% de descontos.
Aproveitem e façam o cadastro para participar pelo blog (http://acasadosvinhos.blogspot.com/) nos comentários. No cadastro deve conter nome completo, email e telefone.
Casa dos Vinhos
Avenida Romualdo Galvão, 2100
Lagoa Nova, Natal-RN
Fone: (84) 3206-6026 / 3086-8384
É como música para meus ouvidos
Verde Vinho
(Roberto Leal)
Composição : Paulo Alexandre
Ninguém na rua, na noite fria,
só eu e o luar
Voltava a casa,
quando vi que havia
luz num velho bar
Não hesitei, fazia frio e nele entrei
Estando tão longe da minha terra,
tive a sensação
de ter entrado numa taberna
de Braga ou Monção
E um homem velho
se acercou e assim falou
Vamos brindar
com vinho verde que é do meu Portugal
e o vinho verde me fará recordar
A aldeia branca que deixei
atras do mar
Vamos brindar
com verde vinho pra que eu possa cantar
Canções do Minho que me fazem sonhar
com o momento de voltar
ao lar.
Falou-me então daquele dia triste
o velho Luiz
em que deixara tudo quanto existe
para ser feliz
A noiva, a mãe,
a casa, o pai e o cão também
Pensando agora naquela cena
que na estranja vi
Recordo a mágoa, recordo a pena
que com ele vivi.
Bom português,
regressa breve, vem de vez...
Vamos brindar
com vinho verde que é do meu Portugal
e o vinho verde me fará recordar
A aldeia branca que deixei
atras do mar
Vamos brindar
com verde vinho pra que eu possa cantar
Canções do Minho que me fazem sonhar
com o momento de voltar
ao lar.
(Roberto Leal)
Composição : Paulo Alexandre
Ninguém na rua, na noite fria,
só eu e o luar
Voltava a casa,
quando vi que havia
luz num velho bar
Não hesitei, fazia frio e nele entrei
Estando tão longe da minha terra,
tive a sensação
de ter entrado numa taberna
de Braga ou Monção
E um homem velho
se acercou e assim falou
Vamos brindar
com vinho verde que é do meu Portugal
e o vinho verde me fará recordar
A aldeia branca que deixei
atras do mar
Vamos brindar
com verde vinho pra que eu possa cantar
Canções do Minho que me fazem sonhar
com o momento de voltar
ao lar.
Falou-me então daquele dia triste
o velho Luiz
em que deixara tudo quanto existe
para ser feliz
A noiva, a mãe,
a casa, o pai e o cão também
Pensando agora naquela cena
que na estranja vi
Recordo a mágoa, recordo a pena
que com ele vivi.
Bom português,
regressa breve, vem de vez...
Vamos brindar
com vinho verde que é do meu Portugal
e o vinho verde me fará recordar
A aldeia branca que deixei
atras do mar
Vamos brindar
com verde vinho pra que eu possa cantar
Canções do Minho que me fazem sonhar
com o momento de voltar
ao lar.
Novo Blog
Hoje criei mais um blog voltado para a enogastronomia, com enfoco em enologia. Essa pagina é dedicada aos clientes da Bodega "A Casa Dos Vinhos" (localizada em Natal/RN), onde presto consultoria especializada e participo do setor de vendas da empresa.
O intuito é gerar proximidade com os clientes numa iniciativa de tirar duvidas, fazer sugestões, mostrar novidades do mercado e desenvolver um ótimo trabalho de esclarecimento sobre vinhos e suas harmonizações.
http://acasadosvinhos.blogspot.com/
http://acasadosvinhos.blogspot.com/
http://acasadosvinhos.blogspot.com/
http://acasadosvinhos.blogspot.com/
Siga-me e desfrutem de bons assuntos.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Linha de Espumantes Pizzato Fausto
A vinícola Pizzato, localizada em Bento Gonçalves/RS, lança um novo espumante da linha Fausto, o Demi Sec, elaborado pelo tradicional método de charmat a partir de uvas Chardonnay e Pinot Noir (vinho base blanc de noir).
Pizzato Fausto Espumante Demi Sec
Apresenta leves aromas de frutas cítricas e presentes notas florais e de pão. De cor amarelo claro com nuances esverdeadas. O perlage chama atenção por sua persistência e elegância. Muito refrescante, com bom corpo e cremosidade, é ideal para acompanhar cozinha fria, carnes brancas, entradas neutras, frutas secas, frutas em compotas, sorvetes e sobremesas no geral.
Pizzato Fausto Espumante Brut
Já Brut é elaborado também pelo processo charmat, utilizando a uva Chardonnay e a base Blanc de Noir, com as castas Merlot e Cabernet Sauvignon. Apresenta aromas de frutas cítricas maduras e frutas cristalizadas. Refrescante, perfeito para acompanhar peixes, frutos do mar, carnes brancas, aperitivos e sobremesas. Possui coloração amarelo esverdeado, com perlage longo e elegante. Na boca é frutado com acidez e álcool equilibrados. Tem ótima cremosidade.
Pizzato Fausto Espumante Demi Sec
Apresenta leves aromas de frutas cítricas e presentes notas florais e de pão. De cor amarelo claro com nuances esverdeadas. O perlage chama atenção por sua persistência e elegância. Muito refrescante, com bom corpo e cremosidade, é ideal para acompanhar cozinha fria, carnes brancas, entradas neutras, frutas secas, frutas em compotas, sorvetes e sobremesas no geral.
Pizzato Fausto Espumante Brut
Já Brut é elaborado também pelo processo charmat, utilizando a uva Chardonnay e a base Blanc de Noir, com as castas Merlot e Cabernet Sauvignon. Apresenta aromas de frutas cítricas maduras e frutas cristalizadas. Refrescante, perfeito para acompanhar peixes, frutos do mar, carnes brancas, aperitivos e sobremesas. Possui coloração amarelo esverdeado, com perlage longo e elegante. Na boca é frutado com acidez e álcool equilibrados. Tem ótima cremosidade.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Empório Real Gourmet Abre as Portas
O Empório Real Gourmet é uma extensão gastronômica do tradicional e amado Bar Real Botequim no Shopping Cidade Jardim.
O espaço contará com variados tipos de petiscos (aqueles já bem conhecidos, como as coxinhas, empadas, pasteis e sanduiches) e inova na produção de massas frescas e doces tradicionais como o bolo de rolo com diversos recheios saborosíssimos.
Vale apena conferir! E confirmo a minha presença.
O Empório Real Gourmet inaugura hoje (22 de fevereiro de 2011).
---------------------------------
Shopping Cidade Jardim, loja 2920 - Capim Macio
Natal/RN
Fone: (84) 3217 8999
1° Circuito do Vinho no Rio Grande do Norte
O 1° CIRCUITO DO VINHO terá com sede a belíssima Praia da Pipa, referência turística do Rio Grande do Norte. O evento terá como tema deste ano “O FESTIVAL DO ESPUMANTE”, numa iniciativa alegre e carnavalesca de popularizar a bebida que muito combina com nosso clima tropical e esse calorão de verão típico de nosso Estado.
Dia 28 de fevereiro de 2011 acontece a festa de inauguração no novíssimo espaço do Restaurante La Maison Blanche, onde acorrerá uma bela confraternização de todos os restaurantes, cafés, hotéis e patrocinadores participantes do Circuito. Os espumantes serão apresentados pela Fabina Dall’Onder (sommelier da Distribuidora Ligzarb), que guiará a degustação.
O Frisante Costazzurra italiano, Espumante Pierlant francês e o Espumante Joaquim Brut Rose brasileiro serão as estrelas destes 30 dias de festa e celebração ao vinho.
Interessados em participar da festa de inauguração podem entrar em contato com os telefones abaixo. Aos demais, fica o convite para aproveitar o carnaval na Praia da Pipa se deliciando com um refrescante espumante. E os preços são imperdíveis!
Maiores Informações:
illanairina@gmail.com
84 9614 8704 / 9421 6493
----------------------------
Ligzarb Distribuidora
Rodovia BR-101, Km 9, Emaus, Parnamirim-RN, CEP 59149-090
84 4006-0400
La Maison Blanche
Largo São Sebastião - Rua da Praia
Praia da Pipa - Tibau do Sul / RN
84 9195-4411
Assinar:
Postagens (Atom)