segunda-feira, 17 de maio de 2010
Desmistificando Espumas
Toda comemoração tem um brinde, e nada melhor para brindar do que com espumantes! Porém muita gente não sabe a diferença entre espumantes, champagne, prosecco, cava e etc. Segue aqui uma rápida explicação sobre todos.
ESPUMANTE: é o produto cujo anidrido carbônico é resultante,
unicamente, de uma segunda fermentação alcoólica do vinho, em garrafa
(Método Champenoise) ou em grande recipiente -tanques de pressão- (Método
Charmat), com graduação alcoólica de 10° a 13° GL, com pressão mínima de
três atmosferas. Todo champagne é espumante, porém nem todo espumante é champagne.
CHAMPAGNE: atualmente deve ser aplicado apenas aos vinhos espumantes produzidos na região de Champagne na França, fabricados pelo método champanoise, no qual a segunda fermentação ocorre na garrafa, devendo ainda ser elaborados com três tipos de uvas específicos, cultivadas na própria região.
As uvas permitidas à elaboração do Champagne são o Chardonnay, Pinot Noir e a Pinot Meunier.O Champagne pode ser elaborado com as três uvas ao mesmo tempo, com apenas duas delas ou mesmo com uma delas, com exceção da Pinot Meunier.
PROSECCO: é o nome de um tipo de uva exclusivamente produzido na região de Vêneto, na Italia, empregada talentosamente na elaboração deste saboroso espumante. Por uma questão de marketing, buscando distingui-lo dos demais espumantes disponíveis no mercado, os fabricantes destacam nos seus rótulos o nome Prosecco causando certa confusão entre os consumidores neófitos no mundo dos vinhos.
CAVA – Vinho espumante de excelente qualidade produzido na Espanha na região de Penedes.
SEKT – Vinho espumante de baixa qualidade produzido na Alemanha.
ASTI – Vinho espumante geralmente doce, elaborado com uvas moscatel, produzido na Itália na região do Piemonte.
Tudo não passa de terroir, a origem do produto. Todas as regiões produzem excelentes espumantes, com preços variados e sabores diversos. É valido degustar e provar o que se tem de melhor, inclusive no Brasil, que bem despontando nos concursos mundiais de espumante e vinhos brancos.
Boa degustação a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário