quinta-feira, 11 de março de 2010

Vinho Biodinâmico



O vinho biodinâmico é uma mistura de ciência e magia, que consiste entender o vinhedo como um organismo vivo que sempre tende a busca o equilíbrio ao meio-ambiente, aplicando noções da antroposofia (ciência espiritual). Prática já tão difundida na França que hoje ganha patamares mundiais.
Ela surgiu há quase cem anos atrás, como o australiano Rudolf Steiner, que lecionava sobre agricultura nos vinhedos. Esse cultivo soa piegas, porém muito fazem sentido, como infusões para equilibrar deficiências de nutrientes e manutenção de uma fauna variada na área dos vinhedos, permitindo que insetos nocivos sejam predados por seus inimigos naturais.
Vale lembrar que as criticas cristãs sempre vão rondar por esse tipo de prática, por toda cultura e tabus contra rituais da ciência espiritual, porém é insubstituível o prazer de provar um vinho livre de pesticidas e fertilizantes e em escala industrial.

Na foto o francês Nicolas Joly um dos ícones atuais da biodinâmica, professor da escola que prega a volta ao passado com o conhecimento da natureza nos vinhedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário