terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sushi, como harmonizar?!


O Japão é o 10º maior importador de vinhos no mundo e o primeiro da região asiática. Em contrapartida, a culinária japonesa ancorada pela fama do sushi, tem se expandido ao redor do mundo a partir dos anos 80, e se consolidado na Europa e na América. O encontro dessa iguaria com o vinho pode ser delicioso.

A base do sushi é formada por peixe e arroz preparado especialmente para este propósito. Dentre os peixes há uma grande variedade como: salmão, atum, robalo, camarão e siri. Entre as verduras usadas estão cenoura, alho poró, nabo e cebola. O vinho branco, conhecido por harmonizar bem com o peixe, segue a mesma lógica quando se trata de sushi.

O shoyo e a raiz forte é a parte mais complicada da harmonização de sushi e vinhos. O ideal é combater a estrutura do molho, daí então os mais indicados são os de boa acidez e frescor, como os brancos e os espumantes. As borbulhas e o frescor de um espumante combinam com o peixe cru e quebram com estilo a textura mais densa do arroz.

A harmonização do sushi não está restrita a espumantes diz. Não existem restrições, o ideal é acompanhar a comida japonesa à base de peixe com vinhos espumantes, vinhos brancos secos e frutados ou até mesmo um tinto leve.
Os espumantes do tipo brut como Salton, Terranova, Freixenet, são os mais indicados para o famoso prato japonês. Quanto ao vinho branco, pode se destacar Aurora gewuztraminer, Alfredo Roca Tocai e Crios de Suzana Balbo Torrontés.

Um vinho produzido para sushi, na região de Mendonza, na Argentina, é o Oroya, exemplar feito especialmente para acompanhar sushi.A matiz amarela limão é clara e brilhante. Aromas de maçã e pêssego muito definido sobre um fundo floral. Sabor ligeiramente ácido, fresco e límpido que se acentua no paladar.

Um comentário: