quinta-feira, 30 de setembro de 2010
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Cardamomo
O Cardamomo (elettaria cardamomum) é uma árvore de grande porte da mesma família do gengibre, com folhas grandes, flores brancas e frutos secos de coloração esverdeada ou branca, que contém em seu interior sementes negras e aromáticas.
Esse tempero com sabor e aroma único é muito utilizado na gastronomia árabe, abrangendo doces, massas, carnes, embutidos e bebidas (ótimo no café).
Uso muito o cardamomo na minha cozinha e evito excessos, por ter um sabor muito forte e marcante. Os benéficos e funcionalidades do tempero também são notáveis, possui propriedades antissépticas, digestivas, diuréticas, expectorantes, afrodisíacas e laxantes.
Recomendo o uso, o sabor e aroma é indescritível.
sábado, 18 de setembro de 2010
Morandé pionero rose safra 2009
Vinho Morandé Pionero Rosé é elaborado a partir das castas cabernet sauvignon e syrah. Apresenta coloração rosa pálido, com leves aromas de frutas vermelhas e cítricas. Vinho leve, alcoólico, ligeiramente doce e muito refrescante.
Foi ótimo harmonizá-lo com sushi, por ser um vinho muito expressivo, jovem e ácido, ele sobressaiu a estrutura marcante do shoyo, que caracteriza o prato.
Boa degustação.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Manta de frango recheada com tomate seco e rúcula
Ingredientes:
- 1 Peito de frango
- 8 Folhas de rúcula
- 100g Tomate seco
- 30g Manteiga
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
- Limpe o peito de frango, divida ao meio e abra em manta.
- Tempere o frango com sal e pimenta, depois rechei com a rúcula e tomate seco.
- Enrole como um rocambole e utilize palitos para fixar o rolo de frango.
- Adicione a manteiga em cima do rolo de frango.
- Leve ao forno por 15 mim enrolado no papel alumínio.
- Após os 15 mim retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar (cerca de 15 mim).
- Corte em fatias e sirva.
Bom apetite!
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Frase do dia
Saudades do fogão
Gostaria de pedir desculpas aos meus amigos da gastronomia pela ausência de postagens sobre o assunto, pois como todos já bem sabem, sou uma pessoa temporal e realmente não tenho tido tempo para minhas aventuras de faca e fogão (isso fora da faculdade).
Esse fim de semana vai ser de laboratório na cozinha, aguardem que virão supresas saborosas no blog.
*Foto da prateleira da minha cozinha.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Avaliação da degustação no restaurante Oh Fartura com o sommelier Guilherme Corrêa
Vinhos e hamonizações:
Caldas 2007
Região: Douro
Composição: 40% Tinta Barroca, 30% Tinta Roriz e 30 % Touriga Nacional
Muito aromático, de cor rubi profundo, lágrimas medianas e taninos macios. Aromas de frutas negras em compota e especiarias, como sálvia, cravo-da-índia e pimenta preta. Quatro meses em barrica de carvalho, dando uma ótima estrutura ao vinho. Bastante alcoólico.
Conde de Vimioso 2008
Região: Ribatejo – Almeirim
Composição: Touriga Nacional, Aragonês e Cabernet Sauvignon.
Coloração rubi profundo, com aromas florais, frutados e de ervas aromáticas (cardamomo). Na boca é tânico e apimentado, com lágrimas muito persistentes.
Alvarinho Muros Antigos 2009
Região: Minho – Vinho Verde
Composição: 100% Alvarinho
Coloração verdeada reluzente, com aromas profundos e cítricos, como abacaxi e maracujá, também se percebe aromas florais e caramelizados.
O vinho foi harmonizado com o Bacalhau à Braz e o casamento foi perfeito. A leveza do vinho não neutralizou o sabor marcante do bacalhau, pois além de leve o vinho apresenta uma excelente persistência na boca.
Dão Encruzado 2008
Região: Dão
Composição: 100% Encruzado
Coloração palha intenso e cristalino. Com aromas de frutas brancas (maça e pera) e especiarias (noz-moscada). Na boca há uma boa integração entre acidez e madeira. Após decantação os aromas de rezina e minerais se sobressaem.
O vinho foi hamonizado com a Lagosta ao Thermidor (com péssima construção de sabor). Realmente o vinho não harmonizou com o prato.
Crescendo Tinto 2007
Região: Alentejo
Composição: Aragonês, Trincadeira, Alfrocheiro e Alicante Bouschet
Corolação rubi intenso com aromas de frutas negras madura (amora e ameixa), especiarias e tostados. Na boca tem longa persistência e notas de madeira e tabaco. Vinho bastante estruturado e encorpado.
O vinho foi harmonizado com o Filé Mignon à Portuguesa, marcado pelo suculenta molho de vinho, champion e pimenta preta, acompanhado por batata. A carne de textura macia e pouco fibrosa muito bem harmonizou com a estrutura marcante e corpo denso do vinho Crescendo.
Porto King’s Tawny
Região: Douro
Composição: Touriga França, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Tinto Cão.
Apresenta cor vermelho laranja e aromas de frutas cozidas e oleaginosas (nozes e castanha). Macio e com doçura equilibrada.
O vinho foi harmonizado com o Cheese-cake ao molho de frutas silvestres (parecia queijo filadelphia puro). O queijo de textura leve impermeabilizou a boca e impediu a sensibilidade das papilas degustativas mediantes ao vinho.
A degustação excelente, vinhos com estrutura e personalidade, muito bem apresentados e comentados por Guilherme, que muito demonstrou seu vasto conhecimento no ramo. O mesmo não posso falar dos pratos servidos, que muito deixaram a desejar.
Fica a dica!
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
1001 vinhos para beber antes de morrer
Ganhei o livro e me apaixonei, realmente é indispensável para todos amantes do vinho. O livro é bastante didático e de fácil compreensão, contando um pouco sobre a vinícola, vinho, custo e qualidade de diversos rótulos de todo o mundo. Muito bem catalogado e organizado (vinhos espumantes, vinhos brancos e vinhos tintos).
1001 vinhos para beber antes de morrer
Edição: 2008
Autor: Neil Beckett | Johnson
Tradutor: Gabriela Froes | Gabriela Cstelo Branco | Carolina Alfaro | Livia de Almeida | Renato Rezende | Valeria Lamin Delgado
Recomendo a aquisição!
O papel do enxofre na produção e conservação do vinho
Desde a antiguidade o enxofre vem sendo um grande aliado do homem na fabricação e conservação do vinho.
O “súlfur”, popularmente conhecido como enxofre é um poderoso antioxidante e antibactericida dos tempos modernos, fundamental para a alimentação das videiras e no combate aos fungos (míldio e oídio) durante o cultivo das uvas.
Quando utilizado em excesso o enxofre acidula o solo e comprometa a qualidade do vinho, desenvolvendo o famoso sulfídrico, caracterizado pelo cheiro de ovo podre.
O SO2 (enxofre) é adicionado ao mosto logo após a maceração das uvas, essas quantidades são estipuladas de acordo com o país ou região. No Brasil adimiti-se a quantidade máxima de 350 mg/L de SO2 total, um teor muito alto comparado aos grandes países produtores de vinho no mundo, que giram entre 100 a 120 mg/L de SO2 total.
O vinho sempre deverá ser sempre um aliado a saúde, portanto cabe aos produtores a conciência de diminuir a quantidade utilizada. Essa diminuição elevará a qualidade de vinho nacional e aumentará os famosos benefícios funcionais dessa majestosa bebida dos deuses.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Sommelier Guilherme Corrêa em Natal
Guilherme Corrêa, 38 anos, primeiro sommelier no Brasil a ter formação extrangeira na Associazione Italiana Sommeliers, duas vezes eleito como melhor sommelier do país, primeiro a conquistar um campeonato internacional na sua área (Mejor Sommelier de las Américas onde recebeu terceiro lugar) e hoje marca presença em Natal, para um jantar-aula promovido pela Vinhedos.
O evento terá sede no restaurante Oh Fartura onde serão degustados os vinhos da “Best Buys” de Portugal e um jantar completo de harmonização.
Minha presença está confirmada!
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Mundial do Pinot Noir 2010
Saio o resultado do Mundial do Pinot Noir 2010. De antemão 1.110 róturos de todo o mundo foram escritos e apenas 71 receberam medalhas de ouro no Mundial (10 da Alemanha, 3 na Áustria, 1 da Austrália , 1 da Bulgária e os restantes 56 medallhas foram para Suíça).
Ainda se sabe pouco sobre o evento, mas assim que receber maiores informações repasso para todos.
Boa semana.
Assinar:
Postagens (Atom)