terça-feira, 16 de novembro de 2010

VODKA


A vodka teve origem no século XIV, onde são comprovados os primeiros relatos históricos de produção, porém até hoje existe o impasse do primeiro país que criou essa maravilhosa bebida destilada, Rússia ou Polônia.
Inicialmente a vodka era produzida a partir da destilação de cereais, em especial o centeio, aveia e trigo. Hoje, se pode fazer vodka com qualquer alimento orgânico, e a batata e a beterraba dispara no ranking de produção mundial atual.
A vodka é a bebida que tem o maior nível de pureza do mundo. São várias destilações e processos de filtragem do álcool em carvão, eliminando a maior parte dos resíduos e impurezas.
Uma bebida de apelo mundial, que encanta e conquista adeptos por sua pureza e concentração alcoólica.
Sou fã declarada desse destilado e cito abaixo um pequena lista com meus 5 rótulos prediletos.

1° Stolichnaya (Rússia)
2° Sobieski (Polônia)
3° Grey Goose (França)
4° Cristall (Rússia)
5° Skyy (EUA)

Boa degustação.
Beba com moderação.

Os Cabernet Sauvignon do mês


ERRAZURIZ OVALLE CABERNET SAUVIGNON 2008
Roxo intenso com alguns toques violáceos, lágrimas medianas e aromas de frutos maduros e vermelhos (característica do terroir chileno). Na boca é maduro, com textura suave e ligeira, porém muito prolongado. Paguei R$ 23,00 e adorei os aspectos sensoriais do vinho.
Nota: 7.0


CANCILLER CABERNET SAUVIGNON 2005
Argentino, coloração rubi terra intenso, pouca estrutura de corpo e lágrimas densas. Vinho honesto mediante ao custo (paguei R$ 27,90) e muito olfativo, aromas marcantes de frutas negras em compota e carvalho.
Nota: 6.5


TERRAZAS RESERVA CABERNET SAUVIGNON 2004
Vinho cultivado a 980 metros de altitude no vinhedo "Terraços Perdriel". Cor é rubi intenso e forte aroma de frutas vermelhas e pretas, com sutis notas de baunilha e caramelo. Ótimo vinho argentino com excelente estrutura e concentração de corpo.
Nota: 8.0